A harmonização de cores estuda como as cores podem ser combinadas de forma equilibrada. Através dela é possível criar combinações que são esteticamente agradáveis aos olhos. Desta forma, ela nos ajuda na hora de compor looks e especialmente quando desejamos vestir de forma criativa.
Neste post vamos falar de 6 formas de harmonizar cores de um look usando o círculo cromático.
Círculo cromático
O círculo cromático é uma representação simplificada do espectro de cores que o ser humano consegue enxergar. Ele é uma ferramenta que auxilia o estudo de harmonização de cores. As cores ficam lado a lado dentro do círculo, e essa classificação nos ajuda e entender como uma cor pode ser combinada com outra.
Ele é composto por cores primárias, secundárias e terciárias. As cores primárias recebem esse nome pois dão origem as demais cores. São elas: azul, amarelo e vermelho. As cores secundárias são a mistura entre duas primárias. São elas: laranja, verde e roxo. Já as cores terciárias são obtidas da mistura entre duas cores secundárias.
Combinação Complementar
Também conhecida como “suplementar” ou de “contraste”, essa harmonização une tonalidades das duas extremidades do círculo, ou seja que estão a uma distância de 180 º no círculo cromático. A harmonia complementar proporciona um efeito com muita vida e energia.
Veja abaixo alguns looks que misturam cores complementares
Combinação Análoga
A “Combinação Análoga” é feita com a junção de 2 a 5 cores adjacentes no Círculo Cromático. Quanto mais tonalidades forem usadas, mais divertidas ficará a paleta. Ao contrário, uma variação mais enxuta passará um efeito mais sereno e discreto.
Veja abaixo alguns looks que misturam cores análogas.
Combinação tríade
É a harmonia onde usamos três cores equidistantes no circulo cromático. Por exemplo: roxo, amarelo e azul. Esse tipo de combinação consegue dar um efeito de alto contraste, porém sem perder a harmonia.
Veja abaixo algumas inspirações de looks que combinam cores tríades.
Combinação complementares divididas
É a harmonia conseguida através da mistura de uma cor primária e as duas vizinhas da cor diretamente oposta a primeira. O efeito criado tem contraste, porém menos intenso quando comparado com a combinação complementar.
Veja abaixo um look com cores complementares divididas
Harmonia dupla complementar (quadrado harmônico)
Como o nome indica, refere-se a harmonia conseguida por dois pares de cores complementares entre si.
Estas combinações são as mais ricas de todas as harmonias, porque utiliza quatro cores sendo elas complementares em pares.
Veja abaixo alguns looks que misturam cores duplas complementares
Combinação Monocromática
Consiste em usar várias tonalidades e profundidades de uma mesma cor, o famoso “tom sobre tom”, que passa um efeito de muita elegância.
Veja abaixo alguns looks monocromáticos.
Gostaram de conhecer um pouco sobre harmonização de cores?! Espero ter ajudado, especialmente quando desejar vestir peças com mais de uma cor.
Deixe um comentário