Marchetaria é a arte ou técnica de ornamentar superfícies através da aplicação de materiais como madeira, madrepérola, pedras, metais, marfim, entre outros.
O termo é oriundo do francês “marqueterie” e refere-se à noção de “embutir”. Os objetos de marchetaria são criados através de encaixes de lâminas, pedaços de madeira ou outros materiais de cores diferentes para criação de desenhos.
Um pouco de história
O mais antigo objeto embutido é uma bacia de pedra calcária da mesopotâmia datada por volta de 3000 a. C.
No entanto, foram os egípcios antigos que utilizam a técnica de embutir madeiras coloridas para criação de objetos artísticos.
No século XV a marchetaria foi amplamente adotada por artesãos na cidade de Floresça, na Itália, sendo Francesco di Giovanni di Mateo uma grande influencia. Ele fundou nesse período a Escola Florentina de Arte. Os artistas eram contratados para decorar igrejas e palácios. Durante a Renascença, é criada a técnica de “tarsia a toppo” ou “marchetaria maciça”.
Em 1620, sob influência de marchetaria italiana, os motivos predominante dos desenhos eram as grotescas e arabescos. As técnicas de corte evoluem possibilitando detalhes cada vez mais minuciosos.
Mais tarde, André-Charles Boulle, ebanista do Rei Luís XIV, aperfeiçoa a técnica agregando vários materiais, como cobre, latão e marfim.
A marchetaria teve uma fase de decadência mas voltou a estar em alta no período da Art Nouveau. Aqui, ela passou a ser influenciada por elementos da natureza, como pássaros, flores e insetos.
Marchetaria para criação de joias e bolsas
A marchetaria é muito utilizada para criação de móveis, quadros e objetos de decoração mas pode também ser empregada para criação de peças como joias e bolsas. Na joalheria, a técnica é combinada com metais e pedras preciosas.
Conheça as bolsas feitas em marchetaria da Amélia
A coleção Escape to Nature traz peças feitas utilizando a técnica de marchetaria. O desenhos foram construídos através de encaixe de finas camadas de madeira em suas cores naturais. As bolsas são peças únicas. Veja algumas fotos abaixo.
Espero que tenha gostado do conteúdo de hoje. Se tiver qualquer dúvida sobre a técnica de marchetaria não deixe de nos escrever nos comentários.
Deixe um comentário