O uso de materiais naturais tem ganhado cada vez mais força no universo da moda, arquitetura e decoração. Quando aprofundamos no estudo dessa macrotendência, pode-se atribuir esse crescimento ao aumento da consciência coletiva sobre os impactos que materiais sintéticos geram ao meio ambiente.
Além disso, é necessário considerar os fatores decorrentes da pandemia. Apesar da disseminação da doença ter trazido grandes danos à saúde e economia mundial, ela também nos sensibilizou. Mais do que nunca estamos em busca de conexão com nosso interior. É possível observar o aumento do interesse por práticas como o yoga, a meditação e esportes ao ar livre. Essas atividades aprofundam o autoconhecimento, especialmente se praticadas em contato com a natureza. Assim, as pessoas têm buscado aproximação com a natureza no dia a dia.
Movimentos que já estavam acontecendo estão se fortificando ainda mais, como a busca pelo conforto. Nesse sentido, os materiais naturais são capazes de despertar a sensação de leveza e trazer aconchego.
Tecidos naturais: quais são
Os tecidos naturais são aqueles produzidos a partir de matérias-primas encontradas na natureza. Sua origem pode ser animal (couro, lã e seda) ou vegetal (linho, algodão, cupro, ramio).
Eles são geralmente mais gostosos de vestir, tem toque agradável e permitem que o corpo respire. Por possuírem alto valor agregado, são geralmente usados na confecção de peças de luxo.
A lã é derivada do pelo de ovelhas. É um dos materiais mais utilizados na confecção de luvas, gorros e cachecóis. Roupas feitas de lã aquecem e servem como isolante térmico, mas, curiosamente, não esquentam tanto sob o sol.
Já a seda é produzida por lagartas mariposas, popularmente conhecida como bixo-da-seda. É um dos tecidos mais antigos e nobres utilizados pela humanidade.
O algodão é extremamente popular, sendo utilizado na produção de roupas, calçados e acessórios diversos. Ele é derivado da planta Gossypium, nativa da África, Ásia e América do Sul. É um tecido que não deforma com o tempo e absorve a transpiração com maior facilidade, sendo muito usado em estações quentes.
O linho é um tecido nobre, utilizado para peças de alta costura e com caimento social.
Materiais naturais na moda: acessórios
Bolsas, sapatos, bijuterias e até mesmo joias feitas em materiais naturais estão em alta. Palha, madeira, bambu, madrepérola e pedras são matérias-primas que podem ser usadas para desenvolver peças, normalmente feitas por processos artesanais.
Materiais naturais na arquitetura e decoração
O aumento do uso de materiais naturais na arquitetura é reflexo da sociedade moderna. Muitas pessoas tem levado uma vida corrida e estressante nos grandes centros urbanos. Elas têm buscado um refúgio em suas próprias casas. Nesse sentido, madeira, palha, linho, couro, bambu e argila vêm sendo empregados na construção e decoração das casas, pois eles trazem aconchego para os ambientes.
Na arquitetura e na decoração assim como na moda, uma dica é misturar materiais rústicos com modernos. Uma boa ideia para paredes, por exemplo, é escolher uma delas para fazer um acabamento com pedras. Madeira, vidros e plantas também podem estar nesse mesmo ambiente. Desta forma, o resultado final será harmônico.
Veja nas fotos abaixo algumas inspirações:
Materiais naturais e sustentabilidade
Os materiais naturais quando comparados com os sintéticos decompõem na natureza com maior facilidade. Os sintéticos possuem origem da indústria petroquímica. Para serem produzidos, gasta-se mais água e energia. Eles também liberam durante a lavagem o grande vilão dos oceanos, os chamados microplásticos.
Quando falamos de sustentabilidade é preciso considerar fatores como: ser economicamente viável, ecologicamente correto, socialmente justo e culturalmente diverso. Então, o simples fato de ser natural não significa que é sustentável. Deve-se olhar com atenção para todas essas vertentes.
Por exemplo, é usado grande quantidade de pesticida na plantação de algodão convencional, matéria-prima amplamente usada na indústria têxtil. Uma alternativa mais sustentável é o uso do algodão orgânico.
Outro aspecto importante a considerar sobre moda sustentável é o consumo consciente. Isso significa comprar poucas peças, porém com maior qualidade. Assim, evita-se o descarte que gera mais lixo para o mundo.
Nós fizemos um post que aborda sobre a diferença de macrotendências e microtendências na moda. Convido você a ler este texto.
Para também saber mais sobre moda sustentável, clique aqui.
Deixe um comentário